Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.

Saiba por que é necessário o uso de HTTPS

A popularidade cada vez maior da internet faz com que seja necessário para um negócio hoje saber como lidar com as ferramentas digitais, incluindo o uso de HTTPS, uma configuração importante em relação a gestão de uma plataforma digital.

Seja para o uso de um site comercial, como ecommerces, ou em sites institucionais, o uso do protocolo HTTPS faz total diferença na segurança dos seus visiantes.

Tal como a facilidade que existe hoje para um usuário encontrar os mais diversos tipos de produtos, tais como câmera de segurança para empresa para cuidar da segurança do seu estabelecimento comercial, usando somente um dispositivo com conexão à rede.

O que hoje engloba opções que vão além do computador tradicional, sendo possível utilizar equipamentos móveis, tal como um celular ou tablet, o que acaba por trazer uma maior liberdade aos usuários em relação aos produtos e serviços que buscam adquirir.

Cenário esse que acaba por criar uma maior proximidade do público com os canais digitais, sendo importante para o setor comercial estar de olho nesse tipo de cenário de forma a se posicionar dentro desse novo mercado que se forma, alcançando melhor o seu público.

Relação que faz que seja importante saber como gerenciar as suas plataformas digitais, sendo indicado até mesmo recorrer aos serviços de uma empresa de consultoria em tecnologia da informação que possa auxiliar tal companhia nesse sentido.

Fazendo com que um negócio possa ter acesso às melhores oportunidades disponíveis no mercado, tudo por meio da posição de um mercado dentro da internet. Situação que exige que um empreendimento saiba como administrar bem as suas plataformas digitais.

Para isso trabalhando com uma série de características, ferramentas e estratégias, entre eles o uso do HTTPS, um protocolo cada vez mais necessário para que um site seja visto como seguro, sendo possível realizar qualquer que seja o seu objetivo.

Como funciona o sistema HTTPS?

O HTTPS é um protocolo digital que pode ser aplicado a diversos tipos de sites, dando a eles uma espécie de certificado de segurança, no que pode ser útil tanto para quem gerencia tal plataforma, como para aqueles que acessam esse site.

Sigla essa que está associada ao termo Hypertext Transfer Protocol Secure, ou seja, um Protocolo de Segurança de Transferência de Hipertexto, um sistema que trabalha com a movimentação segura de dados entre o usuário e o servidor por trás de um site.

Um conceito que mostra maior relevância quando em algum tipo de endereço virtual é possível encontrar uma constante troca de informações entre um indivíduo e a plataforma que ele acessa, fornecendo dados como:

  • Informações bancárias;
  • Dígitos de um cartão de crédito;
  • Credenciais de login;
  • Senhas.

Uma troca comum de ocorrer dentro de algum tipo de site comercial, seja de perfil direto, como uma loja online de roupas, ou então um negócio do meio industrial, que usa de sua plataforma para estabelecer uma melhor relação com fornecedores do mercado.

Ambos os negócios trabalham ao lado de uma empresa de gestão de documentos, que os auxiliam no processo de gerência das informações recebidas por um empreendimento, uma relação que acaba por expandir as suas atividades dentro do cenário digital.

E o mesmo tipo de sigilo e privacidade que um cliente pode procurar ao realizar algum tipo de contrato com uma companhia no cenário físico, o mesmo tipo de proteção costuma ser procurada dentro do sistema digital, o que acaba por destacar o valor do HTTPS.

Um sistema de segurança que funciona a partir do conceito de dados criptografados, garantindo que qualquer tipo de informação fornecida por um usuário para um site não corra o perigo de vazar na internet, colocando assim seus contatos pessoais em risco.

Uma segurança que está voltada não apenas à experiência dos usuários, mas também a forma em que uma plataforma digital pode alcançar um melhor destaque junto aos sistemas digitais de busca.

O que torna o HTTPS mais seguro?

Os maiores índices de segurança do HTTPS em relação a protocolos comuns, como o aos poucos ultrapassados HTTP, estão associados ao seu citado sistema de criptografia, que opera com a presença de certificados digitais, responsáveis por garantir sua proteção.

Entre eles o Secure Socket Layer (SSL) ou Transport Layer Security (TLS), certificados que uma empresa de suporte técnico em informática pode verificar durante a realização de algum diagnóstico que aponte para a compreender melhor a performance de um site.

Esses certificados, que indicam a criptografia dos dados ali compartilhados, são levados em conta até mesmo pelos serviços de busca, com alguns navegadores, tais como o Google, que exigem a presença do HTTPS para indicar um site específico nos resultados de busca.

Tendo assim uma importância para garantir o ranqueamento de um site através de sua configuração SEO, um sistema voltado a garantir uma posição de destaque de uma plataforma dentro dos buscadores.

Além disso, a falta desse tipo de certificado é apontada por muitos navegadores com algo negativo, informando aos usuários sobre a possível falta de segurança presente neste site, criando assim uma situação negativa para uma empresa que busca a atenção do público.

É importante trabalhar com diversos conceitos digitais, tais como uma configuração de servidor, para então garantir que um endereço na internet tenha a melhor performance e visibilidade do público, com o HTTPS servindo para notificar a segurança de um site.

Diante disso, é importante saber como trabalhar com esse tipo de configuração, já que diversos são os benefícios que podem ser encontrados ao se trabalhar com esse tipo de protocolo, sendo mais que uma obrigação hoje, como também um acesso a oportunidades.

As vantagens associadas ao uso do HTTPS

Ao trabalhar com esse protocolo associado aos certificados digitais aplicados em um site, é possível garantir com que uma plataforma digital tenha acesso a grandes oportunidades dentro do cenário virtual, destacando-se alguns benefícios, tais como:

Maior segurança

O ponto principal do HTTPS, estando presente até mesmo em seu título, é a questão da segurança, que pode ser alcançada a partir da encriptação disponível em seu sistema, uma configuração que garante a proteção de todo tipo de dado transmitido em um site.

O que acaba por receber uma atenção maior no caso dos sites de vendas, que podem trabalhar ao lado de uma empresa de criação de softwares para lidar com um sistema otimizado que seja útil para o seu contato com seus visitantes e possíveis clientes.

Sistema de confiança

A presença desse protocolo, simbolizado em diversos navegadores através do ícone de um cadeado, presente ao lado do endereço em si na barra de endereço, serve também como um símbolo para a confiança que um usuário pode ter ao acessar algum tipo de site.

Confiança essa que é de grande valor para que um usuário volte a navegar em uma plataforma específica ou até mesmo concluir uma compra, algo que pode ser evitado caso esse usuário não sinta segurança na plataforma em que navega.

Otimização do SEO

O HTTPS garante uma boa recepção não apenas do público, mas também dos sistemas de busca, que costumam analisar uma série de dados antes de definir a posição de destaque que um site em particular pode conquistar dentro de um serviço de pesquisas.

Eduardo Sena
Eduardo Sena Formado em Publicidade e Especialista em SEO, Eduardo é o responsável pela estratégia e produção de conteúdos da Nomad. Apaixonado por tecnologia e finanças, o seu objetivo é tornar a vida do Global Worker cada vez mais simples.