Nomad A Nomad é a solução que você precisa para ter uma vida financeira global. Buscamos facilitar a vida daqueles que querem ser globais, sem burocracia, e de qualquer lugar do mundo.

Como usar o 13º salário para começar a investir

Usar o 13º salário para começar a investir é uma ótima ideia.

Fim de ano é um momento aguardado por muitos brasileiros, não só pelas festas, mas também pelo tradicional pagamento do 13º salário.

Apesar de ser uma remuneração recorrente e esperada todos anos, o 13º salário ainda é considerado por muitos como uma renda extra, que traz fôlego ao orçamento e pode ser uma excelente oportunidade para começar a investir.

Se você ainda está em dúvidas de como investir o 13º salário ou parte dele, este artigo vai ajudar você.

Como calcular o 13º salário?

Antes de mostrar como você pode investir o 13º salário, vamos ajudar você a calcular o valor que deve receber.

Vale lembrar que a primeira parcela do 13º deve ter sido paga até o último dia útil de novembro, enquanto o pagamento da segunda parcela é feito até o dia 20 de dezembro.

Para fazer o cálculo de cada parcela do 13º salário é muito simples:

Primeira parcela: o valor equivalente à metade da sua remuneração do mês anterior.
Segunda parcela: é a segunda parte da remuneração, que recebe o desconto do INSS e do Imposto de Renda referente ao valor total do 13º salário.

Um ponto importante para esclarecer é que, se você trabalhou o ano todo na empresa, o pagamento do 13º salário será integral. Caso tenha começado ao longo do ano, seu recebimento será proporcional aos meses trabalhados.

Passo a passo para investir o 13º salário

Antes de começar, uma dica importante de finanças pessoais é verificar o seu status financeiro. Caso você tenha dívidas, aproveite o dinheiro para sair do vermelho e começar 2023 livre para poupar e se tornar um investidor.

Confira o passo a passo:

  • O primeiro passo é definir qual é o objetivo dos seus investimentos e o que você pretende fazer com o dinheiro que irá guardar. Poupar para o futuro, ter uma reserva de emergência, comprar um carro, comprar uma casa, viajar: são inúmeras possibilidades e você não precisa escolher uma só.
  • O segundo passo é definir um prazo para os seus investimentos e a quantia necessária para atingir seus objetivos. Você pode começar usando o 13º salário ou parte dele, e outra boa opção, para alcançar seus objetivos mais rápido, é não ficar só no 13° e separar uma parte do salário (por exemplo 10%) mensalmente para realizar investimentos.
  • O terceiro passo é identificar quais são os tipos de investimentos mais adequados para você, essa etapa é muito importante, pois investir de uma maneira que não está de acordo com o seu perfil de risco pode gerar ansiedade e mal-estar.
  • O quarto passo é começar a investir, de fato.

É importante lembrar que o tempo é a variável que melhor vai trabalhar no crescimento dos seus investimentos, e quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados. 

Vale lembrar, ainda, que é importante criar o hábito de fazer um planejamento financeiro, pois, com isso, é possível programar melhor as suas economias e investimentos.

Aproveite o valor do 13º salário e a chegada de um novo ano para deixar as finanças em dia e ter mais controle sobre o seu dinheiro, desenvolvendo a prática de poupar para tornar os seus sonhos e objetivos realidade.


Serviços intermediados por FRAM Capital DTVM S.A.

O conteúdo disponibilizado neste artigo não constitui ou deve ser considerado como conselho, recomendação, oferta ou solicitação de quaisquer produtos ou serviços pela Nomad. Este material tem caráter exclusivamente informativo. Para saber mais, acesse https://nomadglobal.com/legal/

Nomad
Nomad A Nomad é a solução que você precisa para ter uma vida financeira global. Buscamos facilitar a vida daqueles que querem ser globais, sem burocracia, e de qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *